CURSO BÍBLICO VIA WHATSAPP SOBRE A 1ª CARTA DE JOÃO
“Permanecei no meu amor para dar muitos frutos” – Entendendo o Evangelho de João
Bem-vindos, amigos e amigas.
Eu, Pe. Ray, estou muito feliz por você demonstrar interesse em fazer o curso bíblico online sobre a 1ª Carta de João, durante esse ano de 2025. Sua participação será muito importante e tenho certeza de que teremos uma jornada de aprendizado e reflexão muito enriquecedora.
A primeira carta de João insiste no amor fraterno, na comunhão com o irmão, com a irmã como a base para o relacionamento com Deus: “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus” (4,7).
É pelo amor que nos tomamos filhas e filhos de Deus. Ele nos amou primeiro e por isso envia seu Filho para nos livrar da realidade de injustiça. É muito oportuno reler a primeira carta de João atualmente, por ser um convite permanente a vivenciar o amor, que se traduz em gestos concretos. Neste subsídio, apresentamos uma introdução e cinco encontros, seguidos de orientações para o aprofundamento.
Proposta de Estudo
Primeira aula: Os destinatários e sua situação: Quando alguém escreve alguma coisa, sempre tem em mente algum destinatário. Não se escreve sem pensar em destinatários. E quem escreve quer comunicar algo. Isso faz parte da natureza da linguagem escrita. Para quem não escreveu o texto e quer entender melhor o recado do autor, é fundamental entender a situação dos destinatários. Portanto, ao entrar na 1ª Carta de João, devemos nos perguntar: Quem são os destinatários da carta? Onde viviam? Em que situação viviam? Quais problemas e desafios estavam enfrentando? Quais recados o autor quer passar? Por que esses recados? Como eles são passados?
Segunda aula: Jesus, o Messias encarnado, nos purifica de todo o pecado (1,5-2,2). Diante da dificuldade de alguns membros aceitarem Jesus feito carne, o autor enfatiza que Jesus Cristo é o Messias e ele entrega a sua vida pela salvação do ser humano. Ele se faz pessoa! E a única forma de entrar em comunhão com Deus é aceitar Jesus Cristo, o Messias, e amar o próximo. Jesus, o Servo de Deus, purifica-nos de todo o pecado - da realidade de injustiça - e nos convoca para assumirmos o projeto de Deus, vivenciado por Jesus: amar até o fim.
A primeira carta de João tem como eixo central a confissão de que Jesus é o Filho de Deus: “Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus” (4,15). Trata-se de uma carta para ser lida, rezada, meditada, contemplada, pois o Amor é um processo permanente em nossa vida e sempre novo. Amor e conhecimento de Deus são inseparáveis. E amando que Deus permanece conosco! Amemo-nos: condição para operar a realidade de morte.
Terceira aula: Não amar o mundo: a realidade do mal (2,12-17). O mundo é aqui entendido como forças de oposição ao projeto do Deus-Amor. Nesse encontro, refletimos a realidade do amor de Jesus Cristo como caminho que nos leva ao Pai. Com um pé no chão da vida das primeiras comunidades e outro em nossas comunidades, vamos olhar nossa realidade: de um lado, luxo e riqueza, de outro, miséria, exploração, corrupção c morte. É esse chão que nos interpela para vivermos o compromisso profético.
Quarta aula: Discernir os sinais do verdadeiro Espírito (4,1-6). Quem é de Deus reconhece Jesus Cristo. Essa confissão implica em ir além do assistencialismo e comprometer-se com a construção de uma sociedade justa e solidária em oposição às realidades que negam a vida do ser humano. Negar Jesus Cristo é rejeitar o próprio Deus. Qual a resposta que podemos dar à pergunta se somos de Deus? Nossa fala, escuta e ação revelam a nossa origem.
Quinta aula: O amor faz a vida ressurgir (3,11- 24). O apelo ao amor fraterno é incisivo. Nessa carta, não se pede amor a Deus, mas sim ao irmão. Um amor concreto que nos move à compaixão e à solidariedade, em especial com as pessoas pobres e oprimidas. O amor de Deus não está presente na pessoa que se fecha ao seu próximo. “Quem não ama permanece na morte” (3,14b). Somos chamados e chamadas a fortalecer nossa fé em Jesus encarnado e no amor mútuo.
Sexta aula: Deus é amor (4,7-5,4). É fundamental compreender a realidade do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo encarnado. No centro da vida cristã, está o amor, e a nossa confissão de fé deve nos impulsionar para o serviço às pessoas necessitadas. Amar e ser amado nos toma participantes da essência divina. Não tem sentido uma religião centrada numa fé individualista e no cumprimento de rituais, desligada da vida. A ideologia que sustenta o poder e a opressão é contrária ao evangelho de Jesus, o Messias encarnado, que assume a causa da justiça até à entrega da própria vida e nos convoca a seguir o mesmo caminho.
*****************************************************************************
E aí, animado(a)? Gostou da proposta?
Ótimo! Se você curtiu, faça sua inscrição: https://leituraorante.comunidades.net/contatos
Em seguida, aguarde o envio da primeira lição direto pelo WhatsApp cadastrado. Ah, as aulas serão enviadas todas as terças-feiras. Você só precisa ler, fazer suas anotações pessoais e compartilhar seu aprendizado com os outros membros do grupo. E, se desejar, estenda o convite para outras pessoas do seu círculo de amigos. Estou entusiasmado para tê-los(as) comigo nesta jornada de aprendizado, que será uma oportunidade enriquecedora para todos nós!
Pe. Ray – Crl
****************************************************************************